O que fazer em Gonçalves?

A pequena Gonçalves está localizada no sul de Minas Gerais, a 190 km de São Paulo, na área da Serra da Mantiqueira. 

Com pouco mais de 4 mil habitantes, Gonçalves é perfeita para quem quer descansar, curtir cachoeiras e trilhas ou apenas apreciar uma boa gastronomia.

A cidade é reconhecida pela produção de alimentos orgânicos e tem se destacado também como um ótimo destino gastronômico.

O município oferece atrativos que agradam a todos os tipos de viajantes, principalmente os que buscam sossego e os amantes do ecoturismo.

O destino tem o típico clima mineiro com restaurantes e pousadas rústicas. Para saber mais navegue pelos tópicos abaixo:

1. Cachoeiras em Gonçalves
2. Trilhas em Gonçalves
3. Passeios e outras atrações
4. Onde comer
5. Quanto tempo ficar
6. Quando ir
7. Onde se hospedar
8. Como se deslocar
9. Como chegar
10. Extra

1. Cachoeiras em Gonçalves

Cachoeira Sete Quedas

Nós ficamos hospedados na Pousada Espelho D’Água que tinha vista privilegiada para essa cachoeira e trilha particular com acesso para as piscinas naturais com ótimos poços para banho.

A Cachoeira fica no bairro do Retiro, a cerca de 1,5 km do centro e é uma das mais bonitas com várias quedas.

Para o público em geral, a forma mais estruturada e fácil de acessar é a partir do Quiosque Sete Quedas. A entrada custa R$ 5,00 das 9h às 17h, e funciona aos sábados, domingos e feriados.

Para chegar lá prossiga pela estrada de terra em direção ao bairro São Sebastião até a Pousada Trem das Cores, suba por cerca de 500 metros até o Quiosque Sete Quedas, lá você estaciona e do próprio quiosque vai ter uma vista linda da cachoeira.

 Pelo aplicativo foi tranquilo, ele traçou a rota direitinho.

Cachoeira do Retiro

É uma das maiores cachoeiras de Gonçalves, ela também pode ser acessada pela trilha que fica dento do Quiosque Sete Quedas, parte de seu percurso fica em um trecho bem perto do centro da cidade. 

Cachoeira do Cruzeiro

É uma cachoeira muito imponente, com queda d’água de cerca de 7 metros, com uma beleza extraordinária.

Nós chegamos até a cachoeira por meio de uma trilha a partir do Quiosque Sete Quedas também, aproveitamos que já estávamos lá e seguimos na caminhada por cerca de 20 minutos.

Porém existe outra forma de acesso pela estrada que liga Gonçalves ao distrito dos Costas, por lá o visitante deve seguir por 1,5 km até a bifurcação para o Bairro Sertão do Cantagalo, à esquerda. Após esse ponto seguir por mais 700 metros, depois é preciso entrar pelo pasto a direita e descer mais 400 metros.

Cachoeira do Simão

Com uma queda de cerca de 7 metros de altura, a cachoeira tem uma larga piscina ótima para banho. É uma das mais visitadas da cidade. O acesso é pela estrada que liga Gonçalves ao bairro dos Venâncios.

Partindo do centro, seguir por 4 km na estrada sentido São Sebastião, na bifurcação entrar a esquerda sentido Venâncios, seguir por mais 500 metros até a ponte, você pode estacionar antes da ponte, de lá já vai ouvir o barulho da cachoeira, que fica ao lado da estrada. Pelo aplicativo foi tranquilo achar o local.

Cachoeira dos Henriques

Com várias quedas que formam uma grande piscina é uma ótima cachoeira para banho, fica a cerca de 9 km de centro. O Acesso é pela estrada que liga o centro ao bairro dos Martins, pelo aplicativo é tranquilo chegar, a localização é bem precisa, a cachoeira fica na beira da estrada.


Cachoeira das Andorinhas

Com dois saltos um de 7 metros e um de 10 metros é uma bela cachoeira. O acesso também é feito pela estrada que liga o centro ao bairro dos Martins,  saindo da cidade são cerca de 2 km, a referência é a fileira de araucárias na estrada,  passando por elas é preciso entrar no pasto a direita e percorrer a pé até o fundo do vale, não há trilha aberta.

Cachoeira do Funil 

Composta por várias quedas d’água fica em meio a muito verde, a Cachoeira do Funil está localizada a 6 km da zona urbana de Gonçalves. O acesso é feito pela rodovia MG 173 até a entrada do Bairro Atrás da Pedra. 

Para chegar é preciso seguir a estrada do bairro até o começo da trilha, após isso percorrer a trilha que leva em torno de 10 minutos de caminhada.

Outras Cachoeiras

Cachoeiras dos Martins, Cachoeira São Sebastião, Cachoeira das Bromélias, Cachoeira da Fazendinha, Cachoeira Tonho Nego.

2. Trilhas em Gonçalves

Pedra Chanfrada

Trilha com uma paisagem muito bonita, o ponto de partida é o Restaurante Atrás da Pedra, a trilha sai de lá e segue em mata fechada, alguns trechos são bem inclinados, nós chegamos ao topo em 40 minutos. 

 A Pedra Chanfrada mede 1650 m de altura do topo, de alto é possível ter uma vista da região do bairro de Terra Fria de Gonçalves além de ver a Pedra do Forno logo à frente.

O acesso é pela estrada que liga Gonçalves ao bairro Terra Fria, partindo do centro de Gonçalves são cerca de 11 km para chegar na trilha, que possui 3 km de caminhada no total (ida e volta).

Nós visitamos durante a semana e não pagamos para estacionar no espaço do restaurante, porém durante os finais de semana e feriado é cobrado um valor de R$ 5,00, se optar em almoçar no restaurante não é preciso pagar a taxa.

Pedra do Forno

Essa é para quem curte trilhas puxadas e escaladas. A Pedra do Forno propicia a quem alcança seu topo uma visão 360 da área. Fica a 12 km do centro, o acesso é pela estrada que liga Gonçalves ao bairro Terra Fria.

Para chegar lá siga pela estrada de terra em direção aos bairros de São Sebastião e Terra Fria seguindo as placas que mostram o caminho para o Restaurante Zé do Ovídio. O restaurante é o ponto de partida para a trilha de 2 km até o topo.

Pedra do Cruzeiro

O topo fica a 1.152 metros de altitude, lá há uma pequena capela e uma cruz que pode ser vista de alguns trechos da estrada. O acesso é pela estrada que liga Gonçalves ao bairro Atrás da Pedra.

Há placas indicativas, para subir é preciso entrar por uma porteira que fica em frente da igreja do bairro, prossiga de carro, passe por mais duas porteiras passando por um bananal e vá de carro até onde sentir confiança e faça o restante do percurso a pé.

 A estradinha tem trechos bem inclinados e não há muito espaço para manobrar, de 4 x 4 é possível chegar bem perto do topo, de carro comum o melhor é parar no meio e seguir a pé por cerca de 15 minutos.

Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro está a 1488 metros de latitude e é perfeito para uma vista panorâmica da cidade.

3. Passeios e outras atrações

Além das cachoeiras e trilhas Gonçalves oferece outros atrativos.

Cervejaria 3 Orelhas

Quem gosta de cerveja artesanal precisa conhecer a Cervejaria 3 Orelhas. Inaugurada no final de 2017 a cervejaria é um dos pontos mais visitados de Gonçalves.

O lema: “Produzimos cervejas não pasteurizadas, não filtradas e sem conservantes, ou seja, vivas. Do campo ao copo” traduz muito bem a cervejaria.

O ambiente é jovem com uma decoração descolada e uma vista linda.


Funcionamento: Diariamente das 11h ás 18h
Contato: (11) 94131-9899 
Estrada de São Sebastião das Três Orelhas, km 5 37680-000 Gonçalves, MG

Tour pela área rural

Para quem tem um pouco mais de tempo vale explorar a área rural, há praças e igrejas clássicas em todos os bairros, além das construções antigas como a casa que tem mais de 150 anos, localizada no bairro do Venâncios .

Pelo que apuramos é a casa mais antiga da cidade, infelizmente não pode ser visitada, pois há moradores por lá, mas vale uma parada para foto.

Passeio de 4×4

Uma boa opção para curtir a cidade de uma forma diferente é fazer um passeio de 4X4 pela área rural da cidade, as agências locais oferecem passeios personalizados de acordo com seu interesse, há opções incluindo trilhas, cachoeiras, alambiques etc.

Passeio pelo centro

Gonçalves tem várias lojas, ateliers e galerias espalhadas pelo centro, no final da tarde vale caminhar pelas ruas e admirar o colorido da cidade, a dica é andar sem pressa e ir parando sem se preocupar com o relógio.

Comece o tour pela praça central e aproveite para fotografar a igreja Nossa Senhora das Dores, a maior da cidade. Ela pode ser vista de vários pontos de Gonçalves.

Lojas de Comidas

 A Pioneira tem várias opções de queijos e vinhos, o Armazém 126 tem muita oferta de cereais e embutidos, no Bar do Marcelo há variedades de vinhos.

A Degustare tem uma boa oferta de quiches, tortas e outras comidinhas que você pode levar pra casa.

A Senhora das Especiarias é uma loja clássica, por lá você pode experimentar vários sabores de geleias, chutneys, antepastos, conservas e temperos todos de fabricação própria.

Arte e galerias

São muitas,  listamos aqui algumas galerias como a Vida Simples (decoração e ferro), Valhalla (arte em madeira, roupas).

Dona Terra (madeira e ferro), Atelier Hyali Barros (pinturas em aquarelas), Rebeca Guerberoff (contas de vidro), Arte Zen (tapetes em tear), Gabinete de Curiosidades, Cynthia Gavião, Namastê (luminárias de cabaça), Virginia Pinto Coelho (objetos em ferro e fibras), Regina Renno, Rafael Mifano (arte com motosserra), Logo Arte (terapias artísticas), A Bambuzeria (luminárias e objetos em bambu gigante).

O Atelier do Adão é um dos mais antigos, a Chic na Roça tem uma fachada encantadora, a Loja B conta com um pequeno café, vale passar na Sabiá Sabiá também.

Feira de Orgânicos

Antes da Pandemia aos sábados acontecia a famosa feira Orgânicos da Mantiqueira, a feira ainda não tem data para voltar, mas os turistas podem comprar produtos no local na terça e quinta-feira.


É possível fazer encomendas antecipadas ou passar lá no dia e escolher o que tiver na hora. Por lá você encontra, legumes, verduras, frutas, pães, geleias e outros itens.

4. Onde comer


Se prepare para saborear pratos com ingredientes fresquinhos, vindo diretamente dos produtores locais, ou colhidos na própria horta do estabelecimento.

Por lá você vai encontrar pratos típicos da culinária mineira com um misto da culinária local e toques modernos aplicados aos pratos tradicionais.

Há opções para todos os gostos e bolsos. Boa parte dos restaurantes ficam no centro, próximo da igreja central, mas há boas opções espalhadas pelas estradas rurais também.

Paulo das Trutas

A especialidade clássica do restaurante Paulo das Trutas é a famosa truta com preparos diferentes, com molhos e acompanhamentos.


Funcionamento: Sexta-feira, sábado e domingo a partir das 12h.
Contato: Tel. (35) 99183-2431 |
R. Antônio Caetano da Rosa, 173 | Tel. (35) 99183-2431

Deméter na Roça

Boa pedida para quem buscas opções rurais de comida feita no fogão a lenha. No buffet tem Saladas com ingredientes colhidos na horta do restaurante, além de feijoada, carnes e batatinha entre outros itens e claro que tem sobremesas de dá água na boca.

Funcionamento: Quinta a Domingo e Feriados Aberto para almoço. Das 12h as 16h
Contato: (11) 997161-3343 / Tel. (35) 3654-1117
R. João Carlos da Silva, 320

Restaurante Sauá

O Restaurante Sauá atende no café da manhã, almoço e jantar e tem o renomado chef Vitor Pompeu, o restaurante fica na Pousada Bicho do Mato mas é aberto ao público.

Por lá você encontra a gastronomia da Mantiqueira presente nos ingredientes locais, nas receitas, e na forma de preparo dos pratos.

Há diversas opções no cardápio, desde vegetarianas a releituras de pratos clássicos da culinária mineira.

Contato: Tel. (35) 3473-3141
Estrada Sertão do Cantagalo, km 7,5

Para quem quer gastar pouco tem opções no centro e o melhor, são locais que abrem diariamente. Como o Restaurante Mantiqueira e o Cabana Empório e Restaurante.

Restaurante Mantiqueira

O restaurante Mantiqueira abre diariamente e oferece prato feito bem servido com salada, arroz, farofa, mandioca e feijão e você escolhe o acompanhamento, há diversas opções de carnes e peixes no cardápio.

O preço do prato varia de R$ 16,00 a R$ 30,00, dependendo do acompanhamento escolhido.

Funcionamento: Aberto diariamente das 11h às 15h30
Contato: Tel. (35) 3654-1380
R. Maestro Benedito Arantes 57

Cabana Empório e Restaurante

O Cabana Empório e Restaurante fica bem na entrada da cidade e tem um salão com varanda bem amplo com vista para a cidade. O buffet é por quilo e custa R$ 45,00. Você escolhe os ingredientes e é servido por um funcionário do restaurante.

No buffet há opções de saladas e carnes.

Funcionamento: Aberto diariamente a partir das 11h.
Contato: Tel. (35) 3654-1353
Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, 240

Padaria e Confeitaria São Francisco

Em um casarão centenário, localizado na esquina da cidade com paredes floridas está a padaria mais charmosa de Gonçalves.

Por lá você encontra broas de milho, queijos, embutidos, doces da roça e outros produtos que podem ser levados para casa. O ambiente é aconchegante e tem clima de fazenda.

Funcionamento: Aberto diariamente, das 6h às 20h , 4ª e domingo fecha às 13h.
Contato: Tel. (35) 3654-1209
R. Cel. Procópio Ribeiro, 90

Quintal da Bel

O Quintal da Bel tem um espaço lindo com uma decoração muito aconchegante, o local funciona como café e serve refeições. Por conta da pandemia está trabalhando com um cardápio reduzido.


Contato: Tel. (11) 99666-2164
R. Maestro Herculano, 49

Armazém São Bento

Lugar encantador com uma decoração linda, perfeito para uma parada para um café a tarde. No espaço funciona um café, loja de presente, o quinta é uma delícia.

Funcionamento: De quinta a domingo das 11h ás 18h.
Contato: (35) 99992-9361
Rua Antônio Caetano da Rosa, 217

Por conta da Pandemia, durante nossa visita os estabelecimentos ainda não estavam funcionando a noite, portanto para o jantar a melhor opção foi o delivery e serviço da própria pousada.

Abusamos dos caldinhos de mandioquinha e de legumes acompanhados de torrada, foi uma ótima opção para aquecer as noites geladas.  R$ 38,00 (serve duas pessoas tranquilamente).

O serviço de delivery estava funcionando também e apesar do frio a pizza chegou quentinha.

Pizzaria Porão
Contato: (35) 3654 -12 20

Para encontrar outras opções de restaurantes clique aqui.

5. Quanto tempo ficar

Nós ficamos 4 dias em Gonçalves para explorar bem a cidade, a vantagem foi que conseguirmos fazer tudo com calma e por conta, justamente para entender as dificuldades e principais dúvidas dos turistas.

Nossa recomendação é pelo menos dois dias inteiros, é o mínimo para explorar a cidade, quem vai passar apenas um final de semana vai precisar chegar com algumas prioridades definidas e com um roteiro pré-definido, para não perder tempo. 

Algumas atividades necessitam de mais tempo, se a intenção for fazer trilha ou passeios de 4×4 o ideal seria pelo menos 3 dias.  Se a viagem for para descansar ou uma viagem de férias, cogite ficar mais. Além das atrações de ecoturismo a quantidade e qualidade dos restaurantes requer mais tempo para apreciar a rica gastronomia local.

6. Quando ir

Gonçalves pode ser visitada o ano todo, a escolha do período vai depender da experiência que você quer vivenciar.

Durante o verão é a época mais chuvosa, é mais quente, porém por conta da altitude e da vegetação da cidade a temperatura é agradável.

No inverno os dias costumam ser mais secos e frios também, durante nossa visita em agosto pegamos 3 ºC. Essa é a época perfeita para curtir as lareiras e banheiras de hidromassagem, por conta do frio só os corajosos vão conseguir entrar nas cacheiras.

Já no outono e na primavera o clima é bem parecido (com máxima de 23ºC).

Em datas festivas a cidade costuma ficar bem agitada, como no Carnaval. Outros feriados religiosos também movimentam o turismo com Procissões na Semana Santa e tapetes de Corpus Christi.

A cidade costuma funcionar de quinta-feira a domingo, se for durante a semana fique atento, pois alguns restaurantes estarão fechados e você terá que fechar passeios privativos ou fazer por conta.  

7.Onde se hospedar

Gonçalves tem cerca de 30 pousadas e quase todas ficam na área rural, antes de escolher onde ficar é importante avaliar o tempo de deslocamento para as atrações que pretende visitar e para o centro.

Como os pontos turísticos ficam espalhados pela área rural, dificilmente você ficará perto de tudo que pretende visitar.

As pousadas de Gonçalves em sua maioria têm um estilo predominante, os quartos e chalés costumam ser aconchegantes e completos com banheiras de hidromassagem para casal, lareira e sempre com vista panorâmica.

 Como é um destino muito voltado para casais há muita privacidade, os chalés costumam ter uma boa distância uns dos outros.

Nem todos os hotéis aceitam animais de estimação e crianças. Caso queira levar o seu pet, ou viajar com crianças é importante consultar antes.

Para quem quer viajar com a família, a melhor opção é alugar casa de temporada em Gonçalves.

Nós optamos em ficar o mais próximo do centro para facilitar o deslocamento. Ficamos na Pousada Espelho D’Água, que fica a 1 km do centro e tem nota 9.1 no Booking (agosto 2020).

 A localização estratégica facilitou nossa logística. A Pousada tem uma vista excepcional, conta com trilha privativa que dá acesso a piscinas naturais, cachoeiras e uma estrutura muito boa.

A média da diária é de R$ 450 a R$ 600,00 dependendo do chalé escolhido, a faixa de preço de hospedagem em Gonçalves não muda muito, pois a maioria das pousadas tem uma estrutura similar, os quartos costumam ter hidromassagem, lareira etc.

Pousada Villa Catarina

A Pousada Villa Catarina fica a 1,5 km do centro de Gonçalves e é uma das pousadas mais charmosa da cidade, possui chalés com varandas amplas com vista uma bela vista.

Da pousada é possível ouvir o barulho de água das cachoeiras, é possível fazer algumas trilhas dentro do terreno da pousada. Nota no Booking: 9,3 (agosto/2020).

Pousada Cabanas do Mundo

Os chalés da Pousada Cabanas são temáticos, cada um é decorado e remete a um país diferente. Nota no Booking: 9 (agosto/2020).

Dentro do terreno da pousada fica a Cachoeira da Lua, uma bela queda d’água. Está a 2,5 km do centro.

Pousada Solar d’Araucária

A Pousada Solar D’Araucária é uma das mais bonitas de Gonçalves, dentro da pousada fica o restaurante o Nó em P’inho, o restaurante é aberto ao público e pode ser visitado por quem não está hospedado na pousada.  

Todos os chalés têm vista para a mata. Fica a 2 km do centro. Nota no Booking: 9 (agosto/2020).

Pousada Encontro das Águas

A Pousada Encontro das Águas é uma boa opção para quem procura chalés para grupos maiores e famílias. Nota no Booking: 9,3 (agosto/2020). Fica bem perto do centro.

Para encontrar outras opções de hospedagens clique aqui.

8. Como se deslocar

A melhor forma é o carro, praticamente todas as opções de hospedagem ficam um pouco distantes do centro, por isso você vai precisar do carro para fazer todos os deslocamentos necessários.

Seu carro vai precisar de uma turbinada, nos meses mais frios é importante abastecer com gasolina, para não correr o risco do carro não pegar pela manhã. Quem não tem 4×4 pode se aventurar nas estradas, mas é preciso ir sem medo de sujar o carro. 

9. Como chegar

Gonçalves fica a 190 km de São Paulo e 180 km de Campinas. A maior parte das pousadas está localizada distante do centro, e as pousadas próximas do centro estão em áreas altas.

O acesso a pé é quase impossível, por conta das subidas. Antes de ir, pegue as instruções detalhadas de percurso com a pousada, e confirme se o acesso é tranquilo com carro comum (se for o seu caso).

A melhor forma de ir é de carro, basicamente são duas rotas partindo de São Paulo e ambas levam cerca de 3 horas.

Pelo caminho mais longo são 210 km, porém você vai pegar asfalto em todo o trajeto.

De São Paulo pegue a Ayrton Senna e siga pela Carvalho Pinto sentido Campos do Jordão. Atravesse a Dutra para seguir pela SP 123 (Floriano Peixoto). Saia na direção de Santo Antônio do Pinhal (SP 046) e depois de Santo Antonio do Pinhal prossiga a São Bento do Sapucaí (SP 042), de lá são mais 20 km até Gonçalves (saia pela MG 173).

Pelo caminho mais curto são 187 km, a rota vai pela Fernão Dias. São 155 km de pista duplicada até Cambuí, em Minas Gerais. Lá você sai da estrada, cruza a cidade, percorre mais 5 km e pega os últimos 22 km de estrada de terra. 

Não há opção de linha de ônibus direto para Gonçalves.  Para chegar até lá de ônibus seria necessário fazer pelo menos duas conexões e a viagem teria mais que 8 horas de duração. Para quem não tem carro, considere alugar.

10. Extra

  • Por conta a pandemia a cidade só está liberando a entrada de pessoas com reservas comprovadas nas pousadas de Gonçalves.
  • Pegue o mapa da cidade e ande com ele.
  • Telefonia: Por lá o sinal de algumas operadoras não funciona bem, nós só conseguimos utilizar uma linha da Vivo.
  • Refeições: Leve dinheiro e antes de entrar e sentar para almoçar confirme a forma de pagamento que o local aceita.
  • Ah, e no inverno abasteça com gasolina para garantir que seu carro pegue no dia seguinte.

Para saber mais sobre Gonçalves acesse:
Gonçalvestur
Turismo Gonçalves

Deixe um comentário